Que benefícios as artes marciais trará para meu filho ?

jorge-columa-blog.jpg

Sempre que escolhemos uma atividade para os nossos filhos ingressarem, pensamos: que benefícios a mesma trará para nossos pequenos? Ao pensar em lutas ou artes marciais algumas duvidas podem pairar em nossas cabeças, afinal seria indicado o ensino destas modalidades para crianças?

Neste sentido, pretendemos apresentar o Jiu-Jitsu como excelente possibilidade educacional. Afinal, a arte suave traz consigo valores e rituais valiosíssimos para a educação de crianças e jovens. Revisitar esses conceitos filosóficos orientais que são pautadas no caminho do guerreiro (bushidô), remetem aos praticantes a ética, a cidadania, a saúde, a disciplina, o conhecimento e outros valores que, somados a proficiência técnica e o aumento da autoestima, formam uma base sólida na formação infantil e consolidação de caráter, valores que culminam em cidadãos de bem, tanto no fazer, no conhecer e sobretudo no agir.

Vale ressaltar que os benefícios do Jiu-Jitsu podem ser internalizado com mais intensidade devido ao prazer de praticar uma atividade lúdica. Sim, prazer, pois a criança deve aprender a lutar brincando. É necessário, porém, que o professor explore seu ensino como um todo, tanto no fazer, como no conhecer e sobretudo no ser. Neste sentido apontamos teores como: identificar estratégias, conhecer diferentes contextos culturais e grandes nomes das lutas, conhecer o funcionamento do corpo humano presente nas muitas das alavancas do Jiu-Jitsu, que são frutos de estudos milenares e que continuam em processo nos atuais lutadores, que se reinventam com novas posições e adaptações na arte suave.

Nos treinamentos de Jiu-Jitsu para crianças devem-se trabalhar as valências físicas nas mais variadas posições, de domínio, de projeção e de finalização. As contribuições destas experiências motoras vão formar um lastro fisiológico que vai acompanhar o praticante até a sua maturação como atleta, reiterando que este lastro será mais complexo e ampliado devido a riqueza motora, sobretudo se a criança experimentar atividades lúdicas.

Trabalhar em equipe, entender que durante o treino ou durante a luta existe um companheiro de treino e não um adversário, respeitar seu mestre, o espaço de aula e zelar pelo material, são conteúdos importantes para a formação do praticante. O Jiu-Jitsu incentiva o respeito, a disciplina e o ensino-ritual tão necessários na contemporaneidade, sobretudo nas famílias modernas tão carentes destes valores. Estes conteúdos devem ser trabalhados no ensino do Jiu-Jitsu para crianças preconizando uma mudança no sentido do bem agir, da cortesia, da lealdade e outros valores positivos que devem ser a marca principal de um lutador na sociedade.

4 comentários Adicione o seu

  1. Renato disse:

    Legal, mas me pergunto o que devo observar para reconhecer uma boa academia, que seja adequada para o ensino de crianças.

    Curtido por 1 pessoa

    1. sitecoluma disse:

      Oi Renato, obrigado pelo contato! E desculpe a demora, estou em fase de lançamento do blog. Enfim amigo vc deve ver alguns itens como espaço físico adequado, profissionais qualificados e educados , material e segurança …. faça uma visita e observe esses itens. Grato. E nos visite mais vezes. Oss

      Curtido por 1 pessoa

      1. Renato disse:

        Legal, o que você comentou bate com o que considerei para um texto sobre o assunto. Dicas para os pais escolherem um estilo e um local para os filhos aprenderem uma arte marcial.

        Curtido por 1 pessoa

      2. sitecoluma disse:

        Que bacana amigo estamos em sintonia . Abraços 🤗

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s